Sobre a Escola (texto em construção)

 
Introdução

    A Escola Municipal Maria da Glória de Castro Veado foi inaugurada no dia 30 de dezembro de 1985 com o objetivo de atender a demanda da Educação Infantil na região do bairro Vila Esportiva e bairros vizinhos.

Modalidade de Ensino

   As modalidades de ensino atendidas no início de 1985 eram somente de educação infantil  (antiga pré-escola).  Mas em 1998 a escola  participou como "escola piloto" na inserção dos alunos de seis anos no ensino fundamental e em 1999, passou-se a atender  as séries iniciais do Ensino Fundamental sendo que de 2000 a 2004 a organização foi por ciclos. A partir de 2005 os primeiros anos do Ensino Fundamental foram divididos em ciclos para a alfabetização (1º ao 3º ano) e seriação (4º e 5º ano).

  Atualmente,  a 'Maria da Glória' - apelido dado carinhosamente pela comunidade local - atende a Educação infantil (1º e 2º período) e  o Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º ano) com uma clientela compreendida por crianças de 4, 5, 6, 7 e 8 anos completos até 30 de junho, com número total de aproximadamente 300 alunos, distribuídos em 13 turmas.

Programa Mais Educação e Escola Aberta


 Além do ensino regular a escola também aderiu aos programas federais Escola Aberta nos Finais de Semana (em agosto de 2005) e ao Programa Mais Educação (em novembro de 2010).

  O primeiro atende a comunidade com oficina diversificadas que são oferecidas de acordo com uma verba anual. Entre 2005 e 2015 foram oferecidas oficinas de balé, costura (fundamentos básicos), manicure, taekwodo, violão, pintura e futsal.

 Já o Programa Mais Educação oferecido aos alunos do 3º Ano amplia o tempo de permanência das crianças na escola para 9 horas diárias. O tempo é distribuído entre as 4h20min no ensino regular e o restante entre o Programa e os intervalos para almoço e lanche. O alunos tem acompanhamento pedagógico e oficinas, que também variam de acordo com a verba anual. Até o momento já foram oferecidas oficinas de dança, música e horta.

 Diretoras

 Ex diretora e atualmente Secretária Municipal de Educação Senhora Elizabete Conceição Viana (esquerda) e a atual diretora Sandra Cunha
  A escola até o momento teve duas diretoras. A primeira chamada Elizabete Conceição Viana assumiu a direção em 1985 por indicação do então prefeito 

  Em julho de 2000 Elizabete Conceição Viana afastou-se para disputar as eleições municipais assumindo  interinamente a direção da escola, por indicação do prefeito Carlos Moura Murta, a então supervisora escolar, Sandra Cunha Santos de Brito Silva, no período entre julho à novembro de 2000.

   Eleita vereadora, Elizabete assumiu o cargo de supervisora escolar e Sandra foi indicada para novamente dirigir a escola no período de 2001 a 2004. Sob nova administração do prefeito eleito, Ademar José da Silva, Sandra foi reconduzida ao cargo no período de 01/02/2005 a 31/12/2008. Em 2009, Sandra foi indicada a continuar no cargo de diretora. Neste mesmo ano, através de uma resolução, o prefeito Carlos Murta estabelece a escolha do diretor através de uma eleição para  mandato de dois anos.

   Em 12 de junho de 2008 na administração do prefeito Ademar José da Silva a escola foi reinaugurada. Ela foi reformada e ampliada recebendo então uma biblioteca, uma sala de informática, um almoxarifado e um depósito de materiais de limpeza. Em 12 de setembro de 2011 pelo foi reinaugurada pelo prefeito Carlos Moura Murta. Foram realizadas adaptações de acessibilidade e construção de um banheiro para portadores de necessidades especiais, pintura do prédio e outras melhorias.

  Devido ao reconhecimento pela sua gestão, Sandra foi eleita por unanimidade para o período de 2010 a 2012 e reeleita para o período de 2013 a 2014.  Porém por causa de divergências quanto aos critérios de escolha para o cargo de diretor nas escolas municipais, no final de 2014 o prefeito Carlos Moura Murta prorrogou  'mandato da direção'  até dezembro de 2016.

Gestão Informatizada
  Em relação a gestão informatizada, a escola também faz parte do sistema de informação Syens (Banco de Dados da Rede Municipal de Educação) e elabora anualmente o PDDE Interativo  (Programa de gestão escolar do MEC presente na maioria das escolas públicas brasileiras).

Atos e Fatos da Escola
  • A escola possui uma bandeira escolhida através de um concurso promovido pela mesma, no qual os alunos e seus pais participaram. A bandeira é azul, com um sol amarelo no centro, uma flor e uma criança, simbolizando o seu desabrochar para o mundo e a inscrição “o futuro em nossas mãos”.

  •  A escola tem se destacado na educação vespasianense pelos seus ótimos resultados nas avaliações de desempenho. Segue abaixo os últimos resultados no Programa de Avaliação da Alfabetização – Proalfa:


2009
541
1º lugar na Rede Municipal de Educação de Vespasiano
2010
601,4
2º lugar na Rede Municipal de Educação de Vespasiano
2011
615,97
1º lugar na Rede Municipal de Educação de Vespasiano
2012
648,14
1º lugar na Rede Municipal de Educação de Vespasiano
2013
636.5
1º lugar na Rede Municipal de Educação de Vespasiano

  • A direção da escola junto com a equipe pedagógica elabora projetos voltados para a aprendizagem dos alunos com foco na sua formação global. Tendo como foco nos objetivos ao qual nos propomos, os projetos se firmaram como parte da cultura escolar. São eles:

  1. Projeto Aluno Nota 10 
  2. Projeto Reciclagem do Lixo
  3. Projeto Sacolinha da Leitura
  4. Projeto O Mascote da Escola
  5. Projeto Vivências Além da Escola
  6. Projeto de Intervenção Pedagógica
  7. Projeto Nós Cuidamos da Escola que Amamos
  8. Projeto Sala Amiga (Monitoramento das Turmas Avançadas)
  9. Projeto Aluno Cidadão (Responsabilidade Pública e Cidadania)
A escola conta ainda com parceiros que contribuem para a prevenção e o tratamento oftalmológico e da saúde oral. São eles:
  1. Arcelor Mittal – Programa Ver é Viver (assistência oftalmológica)
  2. Secretaria Municipal de Saúde de Vespasiano – prevenção e atendimento dentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos comentários anônimos